Harry Potter: série pode ter Janet McTeer como Minerva McGonagall

De acordo com a Deadline, a atriz Janet McTeer, indicada ao Oscar e ao Emmy, está em conversações para interpretar a icônica Professora Minerva McGonagall na nova série de Harry Potter da HBO.

O site ainda informa que recebeu as informações de bastidores e que procurou a HBO para comentar, mas a emissora emitiu um comunicado para desconversar sobre as possíveis escalações.

McTeer, conhecida por seus papéis marcantes em filmes como Albert Nobbs e séries como “The Old Man” e “Ozark”, traz uma vasta experiência do teatro, cinema e televisão, incluindo um Tony e um Olivier Award por sua atuação em “A Doll’s House”.

Se confirmado, McTeer se juntara a John Lithgow, já oficializado como o professor Albus Dumbledore, anunciado há poucos dias no papel.

McGonagall, a rigorosa e carismática professora de Transfiguração de Hogwarts, foi originalmente interpretada pela saudosa Maggie Smith nos filmes. McTeer, que tem uma idade semelhante à de Smith quando assumiu o papel há mais de vinte anos, pode trazer uma nova camada de profundidade ao personagem, que também é chefe da Casa Grifinória e vice-diretora da escola. De acordo com a HBO, a série irá explorar mais detalhes sobre a vida e a personalidade de McGonagall, permanecendo fiel aos livros de J.K. Rowling.

O elenco infantil para interpretar Harry, Hermione e Ron ainda não foi divulgado, mas Lucy Bevan – que trabalhou em Barbie, The Batman e Cruella – está conduzindo uma triagem rápida, com a seleção final prevista para ser anunciada em breve. De acordo com os produtores, os jovens atores enfrentarão condições rigorosas de trabalho para garantir sua proteção, em conformidade com as leis trabalhistas específicas para menores no Reino Unido.

Com J.K. Rowling envolvida como produtora, o roteiro contará com a colaboração de Laura Neal (Killing Eve), enquanto a produção será realizada no estúdio Warner Bros. em Leavesden, famoso pelas filmagens dos filmes originais.

A série de “Harry Potter” foi descrita por Casey Bloys, CEO da HBO, como uma adaptação fiel dos livros de J.K. Rowling, explorando profundamente cada volume. O lançamento da primeira temporada pode chegar no fim de 2026, com exclusividade na HBO e Max.