‘Game of Thrones’ fez história desde o momento de seu debute na televisão e permanece como uma das produções mais aclamadas de todos os tempos. Em 2021 marca os 10 anos de lançamento da primeira temporada de Game of Thrones, uma série que dividiu a opinião dos fãs em seu encerramento, mas teve um caminho de momentos grandiosos e impactantes antes da temporada final.
Reunimos abaixo alguns momentos marcantes e curiosidades da produção.
ODIADO POR TODOS
Joffrey Baratheon é, sem sombra de dúvida, um dos personagens mais sádicos de todo o panteão de Game of Thrones. Pouco depois que a série estreou, o ator Jack Gleeson, que o interpretou até a 4ª temporada, recebeu uma carta do próprio Martin que dizia: “parabéns por sua performance fantástica. Todos te odeiam”.
CASAMENTO VERMELHO
Game of Thrones ficou conhecida por momentos sangrentos, mas nenhum se aproxima do que foi o Casamento Vermelho. Nele, os membros mais velhos da família Stark são mortos, após uma traição de Walder Frey. Além de ser difícil ver nomes que amamos perdendo a vida, o seriado mostrou ainda a morte cruel de Talisa Stark, que estava grávida de Robb – de um filho que levaria o nome de Eddard Stark (lágrimas).
TYRION, O MAJESTOSO
Peter Dinklage interpretou majestosamente Tyrion Lannister e, por sua rendição espetacular, foi indicado oito vezes consecutivas (uma por cada temporada) à categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática no Emmy Awards. Ele levou a estatueta para casa quatro vezes, quebrando um novo recorde por maior número de vitórias na categoria pelo mesmo papel.
MORTE DE NED STARK
A primeira temporada do seriado tem vários momentos importantes, e não dá para deixar de fora o maior deles: a morte de Ned/Eddark Stark, interpretado por Sean Bean. O personagem era tido até então como o protagonista do seriado e tinha uma honra inabalável – que fez o público o amar, mas também levou à sua morte. Ned nunca soube jogar o “jogo dos tronos” e sua morte desencadeou várias tramas das temporadas seguintes, inclusive todo o sofrimento da família Stark que restou.
Daenerys chega a Westeros
A sétima temporada começa com um momento muuuito aguardado por todos os fãs: a chegada de Daenerys à Westeros, algo que ela queria desde sua primeira cena no seriado. É emocionante ver que a jovem navega até o local em que seus antepassados chegaram anteriormente: Pedra do Dragão, e coloca a mão no chão, se sentindo finalmente em casa. Claro, nada foi como Dany planejou e ela rapidamente sentiu as dificuldades de estar no continente, mas não há como negar toda a emoção envolvida na sequência.
O REI LOUCO
No piloto descartado, Liam Burke fazia uma aparição como Aerys II Targaryen, o Rei Louco, mas as cenas foram cortadas na versão remodelada. Eventualmente, uma sequência em flashback de Aerys foi incluída no episódio “Blood of My Blood” (06×06), mas trazendo David Rintoul como o personagem.
Viserion é morto
Tá bom, Daenerys perdeu dois dragões na temporada final (e o Viserion morreu duas vezes), mas vale citar aqui a primeira morte da criatura exatamente por ela ser a primeira. Até então, Dany se sentia extremamente confiante em cima de Drogon e jamais imaginou que seus filhos poderiam correr um risco real de morrer. A atuação de Emilia Clarke diante da tragédia poderia ter sido melhor, mas o momento como um todo é impressionante de assistir. Vale lembrar também que essa cena tão importante foi vazada pela própria HBO poucos dias antes da exibição oficial – deixando a internet em polvorosa.
CASAMENTO VERMELHO
Martin comentou que o infame Casamento Vermelho foi o capítulo mais difícil que escreveu em ‘A Tormenta de Espadas’. Ele estava tão emocionalmente apegado aos personagens que escreveu o restante do romance primeiro, e então o capítulo em questão por último. Os produtores executivos David Benioff e D.B. Weiss, depois que leram a cena, revelaram que a sequência foi uma das principais razões por quererem transformar os livros em uma série de televisão.
KHALEESI E OS DRAGÕES
Após filmar suas últimas cenas como a icônica Daenerys Targaryen, a atriz Emilia Clarke fez uma tatuagem de três dragões em seu pulso, homenageando as criaturas que lhe acompanharam durante a série: Drogon, Viserion e Rhaegal.
EXPLOSÃO DO SEPTO DE BAELOR
Essa explosão foi um dos momentos mais grandiosos da 6ª temporada. Após ser julgada e humilhada pelo Alto Pardal, Cersei Lannister planejou uma vingança contra ele e a família Tyrell. Com uma trilha sonora delicada que cresce a cada momento, a sequência criou uma grande expectativa no público, mas poucos poderiam prever que Cersei explodiria o local inteiro com Fogovivo, matando todos que estavam dentro e ao redor. Ainda é assustador assistir.