Distribuído pela Netflix, o filme ROMA foi o mais indicado ao Oscar 2019 com dez possíveis estatuetas — incluindo a de Melhor Filme. O cineasta Alfonso Cuarón esteve em várias frentes nesse filme e concorre nas categorias Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Diretor de Fotografia.
Empatado na liderança de indicações está o filme de época A Favorita, estrelado por Emma Stone, Olivia Colman e Regina King. O filme dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos está em dez possíveis categorias, como Melhor Design de Produção e Melhor Roteiro.
A terceira produção mais indicada foi remake de Nasce Uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper. A estreia de Cooper na direção rendeu oito indicações ao Oscar, dentre elas Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Canção Original para o hit “Shallow”.
Por fim, Green Book: O Guia conseguiu repetir o sucesso do Globo de Ouro e foi indicado a cinco categoria, entre elas Melhor Ator para Mahershala Ali, Melhor Ator Coadjuvante para Viggo Mortensen.
Confira quais foram os filmes mais indicados:
- Roma – 10 indicações
- A Favorita – 10 indicações
- Nasce Uma Estrela – 8 indicações
- Vice – 8 indicações
- Pantera Negra – 7 indicações
- Infiltrado na Klan – 6 indicações
- Bohemian Rhapsody – 5 indicações
- Green Book: O Guia – 5 indicações
- O Retorno de Mary Poppins – 4 indicações
- Primeiro Homem – 4 indicações
- Se a Rua Beale Falasse – 3 indicações
- A Balada de Buster Scruggs – 3 indicações
- Poderia Me Perdoar – 3 indicações
- Guerra Fria – 3 indicações
A 91ª edição do Oscar acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2019 e não terá um apresentador. Essa é a primeira vez em 30 anos que o prêmio não terá um mestre de cerimônias