Um dos maiores destaques indies de 2025, Megabonk foi oficialmente retirado do The Game Awards 2025 a pedido de seu próprio criador, vedinad. O desenvolvedor explicou que o jogo não se encaixa na categoria para a qual havia sido indicado.
Selecionado originalmente como Melhor Indie de Estreia, Megabonk não deveria competir na categoria, já que este não é o primeiro projeto do criador. “É uma honra e um sonho ver Megabonk indicado ao TGA, mas infelizmente não acho que ele se qualifique para ‘Jogo Indie de Estreia’”, declarou vedinad em publicação no X (antigo Twitter).
'Megabonk' is wirhdrawing from The Game Awards (The Keighleys) because it was nominated under "Debut Indie Game" but the dev says thed made multiple games before under different names.
— Knoebel (@knoebel.bsky.social) 18 de novembro de 2025 às 18:49
[image or embed]
O desenvolvedor reforçou que já produziu outros jogos anteriormente, sob diferentes nomes de estúdios. “Agradeço muito a indicação, o apoio e os votos, mas não me parece adequado disputar essa categoria. Vocês deveriam votar em outro dos incríveis títulos de estreia — todos são fantásticos”, completou.
- Siga o Cinebreak no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- The Game Awards 2025 | Quanto custa cada jogo indicado ao GOTY
A atitude, assinada como “John Megabonk”, foi amplamente elogiada pela comunidade, mas também levantou discussões sobre a elegibilidade de outros concorrentes. Títulos como Dispatch e Clair Obscur: Expedition 33, apesar de serem de novos estúdios, foram desenvolvidos por veteranos com passagens por empresas como Ubisoft e Telltale Games.
Em resposta oficial, o perfil do The Game Awards no X publicou uma mensagem de Geoff Keighley, apresentador e organizador do evento. Segundo Keighley, vedinad “entrou em contato para esclarecer que é um desenvolvedor solo já estabelecido, que vinha se apresentando como novo criador”.
“Agradecemos sua honestidade”, afirmou Keighley. “Como resultado, Megabonk será removido da categoria.”
