Star Trek segue firme e forte nas telinhas, mas não podemos falar o mesmo sobre o futuro da franquia nos cinemas. O destino de Star Trek 4 tem sido um mistério por algum tempo. Agora, o Deadline está reportando que o filme foi engavetado.
“Ouvi dizer que Clarkson foi recrutada pela HBO para Game of Thrones depois que ela recentemente se tornou disponível”, explica o site. “No começo deste ano, Clarkson foi a primeira diretora a ser indicada para dirigir um filme de Star Trek quando foi contratada para comandar o quarto longa da série atual. Esse projeto foi arquivado desde então.”
Enquanto não há nenhuma informação oficial da Paramount sobre o engavetamento de Star Trek 4, é fato que Clarkson atualmente estará ocupada demais para assumir o projeto, considerando a magnitude de comandar Game of Thrones.
No chove não molha de Jornada nas Estrelas, a última atualização sobre a sequência de Sem Fronteiras tinha sido dada por Karl Urban, em setembro do ano passado, de que o projeto estava suspenso temporariamente por conta de demoradas negociações contratuais com Chris Pine e Chris Hemsworth, intérpretes de James Kirk e o pai do Capitão, George Kirk.
Rumores apontam que o conflito dos atores com a produção se resumiu ao salário. O The Hollywood Reporter (via ComicBook) alegou anteriormente que Pine e Hemsworth pediram salários que refletissem seu status como estrelas da DC e da Marvel, respectivamente. No entanto, a Paramount optou por manter o orçamento firme e os salários modestos em comparação com aqueles distribuídos pela Marvel Studios ou pela DC Entertainment.
Com Clarkson voltando seus olhos para GoT, não há nenhuma palavra sobre quando — ou se — Star Trek 4 vai sair do papel novamente. A perda de Pine e Hemsworth parece ter desencadeado uma reação em cadeia, derrubando a quarta sequência da franquia moderna — que começou com Star Trek em 2009, e foi seguido por Além da Escuridão e Sem Fronteiras —, e a Frota Estelar pode optar por aposentar a USS Enterprise mais cedo, em vez de remodelar a franquia sem seu protagonista.