A escritora britânica J.K. Rowling voltou ao centro de uma nova polêmica nas redes sociais neste domingo (29), ao publicar uma carta aberta em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), direcionada à atriz Emma Watson — conhecida mundialmente por interpretar Hermione Granger na franquia Harry Potter.
Rowling comentou o distanciamento público de Watson e respondeu críticas feitas pela atriz em relação às posições da autora sobre identidade de gênero. A postagem reacendeu o debate sobre as divergências entre os astros da saga e sua criadora.
I'm seeing quite a bit of comment about this, so I want to make a couple of points.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) September 29, 2025
I'm not owed eternal agreement from any actor who once played a character I created. The idea is as ludicrous as me checking with the boss I had when I was twenty-one for what opinions I should… https://t.co/c0pz19P7jc
Em sua publicação, Rowling revelou que recebeu, anos atrás, uma carta escrita à mão por Emma Watson, enviada por meio de terceiros. O conteúdo da mensagem, segundo a escritora, era breve:
“Sinto muito pelo que você está passando.” A autora interpretou o gesto como insincero, considerando o contexto da época, em que era alvo de ameaças de morte, estupro e tortura após manifestar opiniões consideradas transfóbicas por parte do público e da mídia.
“Emma tinha acabado de jogar publicamente mais lenha na fogueira, mas pensou que uma única linha de expressão de preocupação dela me asseguraria de sua fundamental simpatia e gentileza”, ironizou Rowling.
Na sequência, a criadora do universo Harry Potter criticou diretamente a atriz, afirmando que Watson não tem contato com a realidade da maioria das mulheres por viver em uma bolha de fama e privilégios.
“Como outras pessoas que nunca viveram a vida adulta sem o conforto da riqueza e da fama, Emma tem tão pouca experiência da vida real que ignora o quanto é ignorante. Ela nunca precisará de um abrigo para moradores de rua. Ela nunca será internada em uma ala mista de hospital público”, escreveu.
Rowling ainda fez referência a temas sensíveis como banheiros públicos, acolhimento de vítimas de estupro e segurança em presídios, sugerindo que as políticas de identidade de gênero podem colocar mulheres em risco, especialmente em espaços públicos onde a separação por sexo biológico é considerada essencial por certos grupos.
Relação entre J.K. Rowling e elenco de Harry Potter segue abalada
Nos últimos anos, J.K. Rowling tem sido alvo de críticas públicas por parte de membros do elenco de Harry Potter, incluindo Daniel Radcliffe e a própria Emma Watson, que se posicionaram a favor da comunidade trans. Desde então, o relacionamento entre os atores e a autora vem se deteriorando, com ambos os lados defendendo posições opostas sobre o tema.
Apesar das divergências, Rowling afirmou que os atores têm o direito de abraçar a ideologia de gênero, mas não considera justo que utilizem sua associação com a franquia para criticá-la publicamente.