A estrela Jennifer Lawrence, conhecida por papéis icônicos em sucessos como ‘Jogos Vorazes’ e ‘O Lado Bom da Vida’, abriu o jogo sobre suas antigas entrevistas e revelou ter se tornado muito mais cautelosa ao promover seus filmes.
De acordo com o Deadline, a atriz explicou que a rotina intensa de divulgação pode fazê-la sentir que perde o controle sobre o próprio trabalho. Lawrence contou que chegou a desabafar com Viola Davis sobre essa sensação:
“Toda vez que faço uma entrevista, penso: ‘Não posso me fazer isso de novo’. Sinto que perco muito controle sobre minha arte quando preciso fazer imprensa por um filme.”
Ao revisitar entrevistas passadas — frequentemente marcadas por um tom espontâneo e autodepreciativo —, a vencedora do Oscar admitiu sentir vergonha de sua antiga postura:
“Ah, não. Tão hiperativa. Tão constrangedor.”
Jennifer também revelou que sua persona “sincera” e “desastrada”, que a tornou uma figura querida pelo público, era em parte uma forma de se proteger:
“Bem, é, ou era, a minha personalidade genuína, mas também era um mecanismo de defesa.”
Com bom humor, a atriz reconheceu que entende como seu comportamento da época podia soar exagerado:
“Quando olho para essas entrevistas, vejo que aquela pessoa é irritante. Entendo por que ver aquela versão minha em toda parte seria cansativo. A imitação que Ariana Grande fez de mim no SNL estava perfeita.”
Lawrence se referia à paródia feita por Ariana Grande em um episódio de 2016 do Saturday Night Live. No quadro Celebrity Family Feud, Grande interpretava Lawrence de forma caricata, ressaltando o comportamento espontâneo e a imagem de “pessoa comum” que a atriz costumava adotar nas entrevistas.
“Disseram para eu não fazer um game show, mas eu pensei: ‘Que se dane, posso me divertir. Sou uma pessoa normal’”, dizia Grande, interpretando Lawrence.
Na cena, Kenan Thompson, no papel de Steve Harvey, brincava:
“Você diz que é uma pessoa normal mais do que qualquer pessoa normal que conheço.”
Em outro momento, a versão de Lawrence feita por Grande completava com humor:
“Sou meio viciada em petiscos. Amo Pringles. Se ninguém estiver olhando, eu como uma lata inteira.”
Ao revisitar o episódio, Jennifer Lawrence comentou que a reação negativa do público à sua personalidade pública foi “insuportável”:
“Eu senti, na verdade, eu não senti, eu estava, acho, rejeitada — não pelos meus filmes, não pela minha política, mas por mim, pela minha personalidade.”
Essa não foi a primeira vez que a atriz falou sobre o tema. Em 2021, ela revelou ter decidido se afastar temporariamente de Hollywood após sentir o esgotamento da exposição constante:
“Acho que todo mundo já estava cansado de mim. Eu mesma estava cansada de mim. Chegou a um ponto em que eu não conseguia fazer nada certo. Passei a maior parte da minha vida tentando agradar as pessoas. Trabalhar me fazia sentir que ninguém podia ficar bravo comigo: ‘Ok, eu disse sim, vamos fazer. Ninguém está bravo.’ Mas então senti que as pessoas não estavam satisfeitas nem com a minha existência. Isso me fez perceber que o trabalho ou a carreira não podem trazer paz para a alma.”
Atualmente, Lawrence retorna aos holofotes com o filme Morra, Amor, seu mais recente longa-metragem, marcando uma nova fase na carreira — mais madura, introspectiva e focada em equilíbrio pessoal.
