Passaram-se mais de duas décadas desde o lançamento do primeiro filme de “O Senhor dos Anéis“, e hoje é difícil conceber uma escolha mais adequada para o papel de Gandalf do que Ian McKellen. No entanto, em uma recente entrevista à Variety, o ator que deu vida ao mago compartilhou que o estúdio não o tinha como primeira opção:
“Eu não acho que era a primeira escolha. Certamente não fui a primeira escolha de Gandalf. Tony Hopkins recusou. Sean Connery certamente sim. Eu espero que eles tenham se sentido idiotas.”
Os três filmes de O Senhor dos Anéis foram lançados entre 2001 e 2003 e indicados a diversos prêmios, com o terceiro filme, O Retorno do Rei, vencendo o Oscar de Melhor Filme. McKellen interpretou Gandalf também na trilogia de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014.
Todos os três filmes foram rodados de forma simultânea na Nova Zelândia, faturaram cerca de US$ 3 bilhões (US$ 2.925.155.189) ao redor do mundo, e ganharam 17 Oscars, entre os 30 para os quais foram indicados, sendo a franquia cinematográfica mais premiada da história.