O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou oficialmente a retomada das negociações com os principais estúdios dos Estados Unidos. Depois de um período de silêncio, as partes envolvidas se reunirão nesta terça-feira, dia 24, na tentativa de encerrar uma greve que já perdura por 100 dias – sendo a mais longa desde 1980.
Os representantes do sindicato confirmaram a reunião em comunicado oficial enviado para os atores.
“É claro que a força e a solidariedade demonstradas pelos nossos membros enviaram uma mensagem inequívoca aos CEOs. Como dissemos repetidamente, estamos prontos, dispostos e capazes de nos envolvermos a qualquer momento para nos reunirmos e trabalharmos para chegar a um acordo que seja digno do vosso sacrifício. SAG-AFTRA e AMPTP se reunirão para negociação na terça-feira, 24 de outubro, no SAG-AFTRA Plaza. Vários executivos das empresas associadas da AMPTP estarão presentes”, diz o comunicado.
Em 11 de outubro, a AMPTP pegou a SAG-AFTRA de surpresa ao interromper subitamente as negociações, alegando que as partes estavam profundamente discordantes em questões cruciais. Os líderes dos estúdios expressaram seu descontentamento, uma vez que quatro dos executivos mais destacados de Hollywood haviam dedicado cinco dias inteiros às negociações com o sindicato dos artistas, sem alcançar consenso nas demandas primordiais dos atores.
A greve não apenas interrompe as gravações de vários projetos envolvendo membros do SAG, mas também impossibilita a presença desses atores em eventos de imprensa para filmes que já foram finalizados.