Maureen Murphy e John JB Wilson, criadores do Framboesa de Ouro, revelaram que se arrependem da indicação de Shelley Duvall na categoria Pior Atriz. A artista foi selecionada para a primeira edição da premiação por causa da performance dela em O Iluminado (1980).
Em entrevista à Vulture, os fundadores foram questionados sobre a indicação
“Para mim, é Shelley Duvall em O Iluminado. Conhecendo a história de fundo e a maneira como Stanley Kubrick a esmagou, eu a retiraria [do prêmio]”, afirmou Maureen Murphy.
A atriz, que perdeu o Framboesa de Ouro para Brooke Shields (por A Lagoa Azul), revelou ao Hollywood Reporter ter ficado traumatizada com o filme e que chegou a rodar a mesma cena 35 vezes a mando de Kubrick.
Os criadores do prêmio também falaram sobre como não se arrependem de ter indicado Kubrick à Pior Diretor.
“O romance [de Stephen King] era muito mais surpreendente visualmente falando, muito mais aterrorizante, muito mais atraente. Pelo que entendi, Kubrick foi quem decidiu o que eles cortaram do romance. Então eu não me sinto tão mal por [ter indicado] Stanley Kubrick“, disse Wilson.
“Exatamente. Acho que esse cara é superestimado. Ele fez um bom filme e só. Estamos dispostos a dizer: ‘Sim, talvez isso não devesse ter sido indicado’. Todos cometem erros. Isso é ser humano”, complementou Murphy.
Lançado em 1980, O Iluminado adapta o livro de mesmo nome de Stephen King que conta a história de uma família que, após visitar um isolado hotel, começa a ser atormentada por uma presença sinistra que influencia o pai a entrar em um estado violento.