Clube da Luta é um dos filmes mais famosos do final da década de 90 e a obra tornou-se muito conhecida pelo seu tom “anarquista” e sátiro de lidar com alguns acontecimentos.
O filme foi readaptado para passar na China, com um final em que o governo consegue vencer e o caos não toma conta do local. O que não acontece na trama original. Chuck Palahniuk, autor do livro que deu origem ao filme. Comenta sobre a versão disponibilizada pelo streaming local Tencent Video “reaproximou um pouco o filme do livro” (via THR).
“O que acho muito interessante é que meus livros são banidos por todos os Estados Unidos”, ironizou Palahniuk, lembrando que escolas públicas e privadas se recusam a adicionar sua obra no catálogo. “Só é um problema quando a China muda o final de um filme? Tenho lidado com livros banidos a minha vida toda”.
O escritor disse também que não há nada novo em ver Clube da Luta ser modificado fora dos EUA. “Muitos dos meus editores em outros países mudam meu livro para se aproximar do fim do filme. Lido com esse tipo de revisionismo há 25 anos”.
Assim, o fim da obra na China é um tanto diferente e não mostra toda a explosão que acontece, finalizando com a mensagem: “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”, mostrando que o plano contra o governo não foi bem sucedido.
Em Clube da Luta, Norton é um executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira, mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. O filme chegou aos cinemas em 1999.